Grupos de trabalho

CULTURA E EXTENSÃO NAS CONEXÕES ENTRE AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIEDADE
PET Ciências Sociais - UFPE
Tutora: Eliane da Fonte

Esse grupo de trabalho tem como eixo central o enfoque das práticas de ações da extensão universitária pautadas no conhecimento construído dentro do campo das humanidades, que priorizem alguma dimensão da cultura. Na Lei de diretrizes e bases da educação (2017), os parágrafos IV e VII do Artigo 43, mostram que é finalidade da educação superior é “promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação” e “promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição”. Sendo um elemento constitutivo da nossa vida, a cultura é entendida como uma série de práticas, valores e formas de ver e viver o mundo. Já as Ciências Humanas, por estudarem o comportamento e as relações humanas sob várias perspectivas, podem apresentar diversas formas de trabalhar a extensão. Dessa forma, nesse GT serão bem-vindos trabalhos que discutam a experiência ou projetos de extensão de todas as áreas das ciências humanas (Antropologia, Sociologia, Ciências Sociais Aplicadas, História, Filosofia, Pedagogia, etc.) que tenham a proposta de buscar um diálogo com a sociedade e de construir novas formas de conhecimento que una o saber científico aos diversos tipos de saberes popular e tradicional.


SOCIEDADE E NATUREZA
Pet Geografia - UFPE
Tutor: Ranýere Nóbrega
Ao longo do tempo, as relações entre a sociedade e a natureza tornaram-se intensas e de extrema relevância, principalmente para a modificação do meio natural causada pelas ações antrópicas. Como também, a relação do relevo, seres vivos, recursos naturais, clima e outras relações naturais influenciam nas dinâmicas sociais. Os primeiros agrupamentos humanos utilizavam-se da natureza, tanto para seu próprio habitat como para a obtenção de alimentos, transformando desde já o meio natural em que vivem. Ao decorrer da evolução humana, foi perceptível o avanço de diversas culturas e o desenvolvimento de suas técnicas, como a agricultura e pecuária, que permitiram a estabilidade dos humanos em determinados locais, consequentemente gerando a transformação do espaço geográfico. Essa relação, na maioria das vezes, provoca transformações acentuadas no meio natural, basta observar o impacto da sociedade sobre a natureza em florestas devastadas, rios profundamente poluídos e a extração de matérias-primas como o minério, corroborando futuramente para a perda de recursos hídricos ou até eventuais alterações climáticas proporcionadas pela perda de áreas naturais ou pela grande emissão de gases tóxicos na atmosfera. Nesse viés, movimentos e grupos sociais surgem para fortalecer o combate na diminuição dos impactos antrópicos sobre o meio natural, visto que em tempos de globalização e capitalismo acelerados se faz necessário a discussão desses efeitos gradativamente prejudiciais. Ademais, abrir espaço para debates a cerca da sustentabilidade é assegurar o progresso da preservação dos recursos naturais, além de discutir formas menos agressivas para a natureza, certificando-se de que as gerações futuras irão usufruir de uma boa relação entre sociedade e natureza.



EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES E SABERES POPULARES NA CULTURA E EDUCAÇÃO
PET Conexões de Saberes: Gestão Política Pedagógica - UFPE
Tutora: Vanice Selva.
Os diferentes saberes proporcionam uma ampliação das concepções sobre cultura e realidades dos estudantes e não a sua alteração. A visão de mundo de cada indivíduo é obtida a partir da realidade sociocultural na qual ele está inserido. Dessa maneira, quando um estudante ingressa na Universidade, ele já carrega consigo um vasto conhecimento, que foi desenvolvido a partir de suas experiências. Diante disso, o ambiente acadêmico torna-se um lugar heterogêneo, já que engloba estudantes com diferentes realidades sociais. Nesse sentido é de suma importância que a ciência não entre em choque com o saber popular, para que assim, os alunos possam utilizar o conhecimento científico apresentando um real significado e fazendo sentido nos diferentes contextos socioculturais e não apenas como um conceito abstrato. A universidade enquanto ambiente de formação cidadã realiza ações de extensão que envolve o acadêmico e a comunidade, ocorrendo interação cultural/histórica, através de um amplo processo educativo de cunho científico, político e cultural. Desta maneira, uma integração interdisciplinar entre alunos de diferentes áreas do conhecimento promove impactos positivos na construção do saber. Sendo assim, o presente GDT tem como objetivo colocar em pauta a discussão sobre a importância dos saberes populares, do conhecimento acadêmico e da cultura e como confluem entre si. 

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