SOCIEDADE E NATUREZA
Pet Geografia - UFPE
Tutor: Ranýere Nóbrega
Ao longo do tempo, as relações entre a sociedade e a natureza tornaram-se intensas e de extrema relevância, principalmente para a modificação do meio natural causada pelas ações antrópicas. Como também, a relação do relevo, seres vivos, recursos naturais, clima e outras relações naturais influenciam nas dinâmicas sociais. Os primeiros agrupamentos humanos utilizavam-se da natureza, tanto para seu próprio habitat como para a obtenção de alimentos, transformando desde já o meio natural em que vivem. Ao decorrer da evolução humana, foi perceptível o avanço de diversas culturas e o desenvolvimento de suas técnicas, como a agricultura e pecuária, que permitiram a estabilidade dos humanos em determinados locais, consequentemente gerando a transformação do espaço geográfico. Essa relação, na maioria das vezes, provoca transformações acentuadas no meio natural, basta observar o impacto da sociedade sobre a natureza em florestas devastadas, rios profundamente poluídos e a extração de matérias-primas como o minério, corroborando futuramente para a perda de recursos hídricos ou até eventuais alterações climáticas proporcionadas pela perda de áreas naturais ou pela grande emissão de gases tóxicos na atmosfera. Nesse viés, movimentos e grupos sociais surgem para fortalecer o combate na diminuição dos impactos antrópicos sobre o meio natural, visto que em tempos de globalização e capitalismo acelerados se faz necessário a discussão desses efeitos gradativamente prejudiciais. Ademais, abrir espaço para debates a cerca da sustentabilidade é assegurar o progresso da preservação dos recursos naturais, além de discutir formas menos agressivas para a natureza, certificando-se de que as gerações futuras irão usufruir de uma boa relação entre sociedade e natureza.
EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES E SABERES POPULARES NA CULTURA E EDUCAÇÃO
PET Conexões de Saberes: Gestão Política Pedagógica - UFPE
Tutora: Vanice Selva.
Os diferentes saberes proporcionam uma ampliação das concepções sobre cultura e realidades dos estudantes e não a sua alteração. A visão de mundo de cada indivíduo é obtida a partir da realidade sociocultural na qual ele está inserido. Dessa maneira, quando um estudante ingressa na Universidade, ele já carrega consigo um vasto conhecimento, que foi desenvolvido a partir de suas experiências. Diante disso, o ambiente acadêmico torna-se um lugar heterogêneo, já que engloba estudantes com diferentes realidades sociais. Nesse sentido é de suma importância que a ciência não entre em choque com o saber popular, para que assim, os alunos possam utilizar o conhecimento científico apresentando um real significado e fazendo sentido nos diferentes contextos socioculturais e não apenas como um conceito abstrato. A universidade enquanto ambiente de formação cidadã realiza ações de extensão que envolve o acadêmico e a comunidade, ocorrendo interação cultural/histórica, através de um amplo processo educativo de cunho científico, político e cultural. Desta maneira, uma integração interdisciplinar entre alunos de diferentes áreas do conhecimento promove impactos positivos na construção do saber. Sendo assim, o presente GDT tem como objetivo colocar em pauta a discussão sobre a importância dos saberes populares, do conhecimento acadêmico e da cultura e como confluem entre si.
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